Siri e Cortana, preparem-se: o Facebook M chegou

Siri e Cortana, preparem-se: o Facebook M chegou

Assistentes digitais são como pessoas que você acaba de conhecer: quanto maior a interação, mais elas aprendem sobre a sua personalidade e interesses pessoais. Providos de inteligência artificial, estes “indivíduos digitais” vivem dentro de smartphones e tablets. Quem utiliza iOS, por exemplo, pode conversar com a Siri, enquanto usuários do Windows Phone conferem a previsão do tempo com a Cortana.

Agora, quem entrou no universo das secretárias virtuais é o Facebook, que decidiu ser mais objetivo no nome, chamando a sua tecnologia apenas de “M”. Disponível dentro do Messenger, somente algumas centenas de pessoas puderam testar todas as suas funcionalidades até o momento. O repórter David Lee, da BBC News, não foi um destes sortudos, mas decidiu ir atrás dos responsáveis pelo projeto para tentar entender quais serão os diferenciais do Facebook M.

O que há de novo?

Em conversa com David Marcus, chefe do Messenger no Facebook, o repórter descobriu que a nova assistente digital pode realizar tarefas envolvendo dinheiro, ao contrário dos seus concorrentes: “Diferente de outros serviços baseados em inteligência artificial disponíveis no mercado, M pode completar tarefas em seu nome. Ele pode comprar itens, fazer com que presentes sejam entregues para suas pessoas amadas, reservar restaurantes, fazer arranjos de viagem, marcar encontros e muito mais”, contou Marcus. Com a tecnologia, você poderá, por exemplo, dar a ordem “M, transfira R$ 20 para meu filho”, ou, “M, compre 20 diamantes no Candy Crush“. Prático, não?

Interface do assistente digital do Facebook

Funcionalidades

Como citado anteriormente, a ferramenta funciona apenas no Messenger. O usuário pode conversar com ela por um botão no menu inferior do aplicativo. É preciso escrever a tarefa desejada, como observado no vídeo abaixo, divulgado pelo portal Wired.

 

Dificuldades durante os testes

O Wired teve acesso ao feedback de quem testou o M. Apesar dos participantes ficarem impressionados com todas as possibilidades do assistente digital, eles se desapontaram pela lentidão do sistema. Uma das avaliações dizia que o usuário “Concluiu que a ferramenta poderia ser útil para ele definir tarefas não urgentes enquanto fizesse outras atividades”.

A lentidão pode ser justamente a barreira para o sucesso da tecnologia, conforme explica Michael Mace, vice-presidente do UserTesting: “Com dispositivos mobile, as pessoas são condicionadas a esperarem uma resposta imediata. É a era da gratificação instantânea, e o smartphone é o caminho para isso. Hoje, um dos desafios mais interessantes para o Facebook é: como você gerencia as expectativas dos usuários com um serviço que, inerentemente, demandará algum tempo”.

Uma das únicas certezas é que o Facebook M levará algum tempo para ganhar a confiança (e a simpatia) dos usuários. Ainda não há informações sobre quando ele será disponibilizado para o público geral ao redor do mundo.

Continue conectado ao Magic Blog para conferir outras novidades sobre tecnologia mobile e mídias sociais!

Veja também: Instagram menos quadrado

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

2 Respostas para Siri e Cortana, preparem-se: o Facebook M chegou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *