Sua privacidade online está em risco?

Ilustração de um cadeado protegendo uma senha. Ao lado o título Sua privacidade online está em risco – REDE MAGIC

Recentemente, ocorreu o maior vazamento de dados da história: 3 bilhões de pessoas tiveram e-mails, senhas e até informações cadastrais da Netflix e do LinkedIn postados na dark web. O ocorrido chamou a atenção e trouxe um tema muito importante para o debate: nossos dados online estão protegidos?

Sabemos que as empresas têm um importante papel no cuidado com as informações dos clientes, mas há algumas ações que podem ajudar a tornar seus dados ainda mais protegidos. Vamos falar sobre elas a seguir.

Cuidados com as senhas

Senhas não protegidas podem levar a violações de dados. Uma pesquisa realizada por um grupo de estudantes de engenharia da computação da Universidade do Chipre revelou que 1 em cada 142 senhas é a sequência ‘123456’ e que 66% das pessoas nos EUA utilizam a mesma senha em vários canais. Para evitar hábitos perigosos como esses, separamos algumas ações simples, com base em dicas de especialistas, para melhorar sua segurança online.

Crie senhas longas e fortes: uma senha longa e forte é aquela que mistura letras, números e símbolos especiais. Além disso, precisa conter mais de oito caracteres.

Não reutilize senhas: sabemos que é difícil lembrar de várias senhas, mas usar a mesma combinação em vários sites não é recomendado. Isso porque caso o hacker descubra uma delas, já terá o acesso a diversas contas.

Armazene as senhas com segurança: usar um software gerenciador de senhas pode ser a melhor opção para guardar todas as suas senhas. Basta digitá-las uma vez que o gerenciador as mantém protegidas.

Use autenticação de dois fatores: autenticação de dois fatores é quando, além da senha, você precisa confirmar uma outra informação. Dessa forma, é mais difícil que o hacker tenha acesso à sua conta.

Cuidados no home office

Mulher segurando cão enquanto trabalha home office

Com a chegada da pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar ao modelo remoto, mas nem todas tiveram tempo para preparar um sistema seguro para os funcionários.

A dica é que as empresas invistam em uma boa Rede Virtual Privada (VPN), que nada mais é que uma rede de comunicação entre computadores e outros dispositivos com acesso restrito para quem é autorizado.

Assim, os dados de comunicação são mantidos codificados e mais seguros. Uma boa VPN pode ajudar as empresas a proteger os dispositivos individuais dos funcionários enquanto estão em casa.

O Google também divulgou dicas para que você se mantenha protegido nas plataformas online. Confira abaixo algumas delas.

Use o e-mail corporativo: se você possui um e-mail corporativo, utilize-o para os assuntos do trabalho, pois as contas corporativas em geral trazem recursos adicionais de segurança.

Cuidados com as videochamadas: quando criar uma chamada de vídeo, utilize o recurso de pedir uma senha ou código PIN para quem tenta entrar. Habilite também o recurso “Autorização para entrar”, dessa forma é possível negar ou aceitar qualquer participação.

Mantenha os dispositivos atualizados: sempre que receber um aviso de atualização em seus dispositivos, aceite.

Esperamos que com nossas dicas você possa deixar seus dados mais protegidos. Lembre-se ainda da importância de escolher empresas que se preocupam com as informações dos clientes.

Leia também: 5 cuidados essenciais para fazer uma live

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *