A tecnologia a favor dos surdos!

A tecnologia a favor dos surdos!

De acordo com o World Federation of the Deaf, 70 milhões de pessoas no mundo são surdas. Segundo o Censo 2012 do IBGE, somente no Brasil 9,7 milhões de cidadãos, ou cerca de 5,1% da população, se declaram deficientes auditivos. São pessoas que enfrentam diariamente a barreira da linguagem, que têm dificuldade de se colocar no mercado de trabalho, nas universidades e até de se comunicar com amigos e familiares.

Contudo, este cenário está sendo aos poucos transformado através da tecnologia. Já existem diversas alternativas que buscam integrar estas pessoas à sociedade. Separamos alguns softwares e aplicativos que promovem a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, confira:

Hand Talk

Hand Talk

Ganhador do prêmio World Summit Award Mobile, das Nações Unidas, em 2013, o programa transforma imagens e textos em linguagem de sinais, incluindo os surdos que não são alfabetizados em português nas atividades cotidianas.

Hugo, o assistente pessoal, pode ser utilizado através de um aplicativo de celular, capaz de traduzir mensagens de texto e até cartazes na rua, basta o usuário tirar uma foto para que o software varra a imagem atrás dos caracteres e a traduza para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) . O assistente também pode ser instalado em um computador e aplicado em diversos sites.

Em entrevista ao Portal Terra, o Diretor Executivo do projeto, Ronaldo Tenório, explicou que a Libras é o primeiro idioma aprendido pelos surdos, e que muitos acabam não estudando o português, por falta de acesso ou pelas dificuldades encontradas nos métodos formais de educação. “Queremos fazer com que o surdo entenda conteúdos e tenha acesso ao conhecimento”, afirma.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android, iOS e Blackberry, já a versão para desktop possui opções pagas e gratuitas.

ProDeaf

ProDeaf

O diferencial deste sistema é transformar pequenas frases faladas em linguagem de sinais, facilitando a comunicação do falante com o surdo. O aplicativo para mobile possui um dicionário com diversas expressões e frases simples, e assim como o seu concorrente, também é capaz de transformar texto em sinais.

Além do aplicativo, a empresa possui outras soluções, como o WebLibras, que transforma o conteúdo de sites em linguagem de sinais, além da instalação de totens de autoatendimento para surdos, com um sistema de dados que reúne mais de 3.700 sinais.

O app do ProDeaf está disponível para Android, iOS e Windowns Phone.

MotionSavvy

A iniciativa norte-americana pretende facilitar a comunicação entre falantes e surdos. A startup desenvolveu um sistema capaz de traduzir a linguagem de sinais em texto, derrubando as barreiras de comunicação.

A partir de um tablet com duas câmeras, o software identifica os gestos do surdo em um espaço virtual 3D, traduzindo para palavras em inglês e reproduzindo através de uma voz automatizada. O app também é capaz de realizar o caminho inverso, ou seja, transformar as frases ditas pelo interlocutor em texto, para que o surdo possa ler.

Atualmente, o sistema conta com apenas 300 palavras cadastradas, mas seus idealizadores pretendem chegar a 1.500 no próximo ano, quando o produto for distribuído para teste beta. De acordo com a Time, o software desenvolvido é capaz de aprender novos termos, e manter assim as características da linguagem regional e as expressões mais utilizadas por seus usuários.

A iniciativa é a primeira do tipo, e promete trazer novas oportunidades aos surdos, facilitando, por exemplo, o acesso ao mercado de trabalho. Inicialmente, o software será vendido como um produto, incluindo o tablet, mas seus idealizadores já cogitam a possibilidade do desenvolvimento de um aplicativo.

Você conhece mais alguma tecnologia que tem ajudado os deficientes auditivos? Conte para nós!

Leia também: Aplicativos de carona ajudam na mobilidade urbana

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para A tecnologia a favor dos surdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *