Fuja do clickbait!

Fuja do clickbait!

Você não vai acreditar no que aconteceu com esta pessoa!“, “Este homem teve uma atitude que você jamais vai esquecer!“. Se você já foi impactado por chamadas assim na internet, então conhece o clickbait!

Segundo o Oxford English Dictionary, “clickbait” é um “Conteúdo online cuja principal finalidade é atrair a atenção e incentivar os visitantes a clicarem em um link para uma página da web em particular”.

A expressão, também conhecida como “isca de cliques” ou “caça-cliques“, define um tipo de título chamativo que, propositalmente, oculta informações e assim induz o usuário a clicar em algum link, com o objetivo de angariar novas visualizações e acessos à página.

Fuja do clickbait!

Clickbait, sinônimo de frustração!

Se refletirmos, ninguém gosta de ser enganado, o que suscita uma pergunta importante: faz sentido esconder qualquer tipo de informação do seu público-alvo?

Publicar um conteúdo que não coincide com o que foi anteriormente prometido na chamada é uma forma controversa de se relacionar com o seu público. Isto é, faz com que o seu canal não seja merecedor da audiência.

Empresas e profissionais que levam o marketing digital a sério sabem que no marketing de conteúdo é firmado um compromisso de criar textos exclusivos e bem fundamentados. Assim, a sua marca pode se posicionar no mercado, torna-se fonte de referência, fideliza clientes antigos e alcança clientes em potencial.

Afinal, como já postamos anteriormente, ao construir confiança nas mídias sociais, é possível desenvolver um relacionamento com o consumidor e, consequentemente, uma percepção positiva da empresa, acarretando boas vendas do seu serviço ou produto.

Veicular “notícias” com um conteúdo raso faz com que a página perca a credibilidade e a confiança dos usuários, consequentemente, ela enfrenta problemas como maior taxa de rejeição, quando o usuário não interage com o site, impactando negativamente o seu SEO e, gradativamente, o número de leitores.

Fuja do clickbait!

Diferença entre clickbait e Inbound Marketing

Além de títulos enganosos, é comum encontrarmos em posts de clickbait a obrigação de realizar um cadastro ou download antes de acessar a informação completa.

Já o Inbound Marketing, ou marketing de atração, foca em estratégias digitais que convidem determinado público para um conteúdo específico, de maneira natural, oferecendo então mais conteúdo para o seu conhecimento.

Existem diversas técnicas que podem ser usadas nesta vertente do marketing. Entretanto, para serem eficientes, as ações devem ser executadas por profissionais de alta performance que consigam produzir um conteúdo exclusivo, divulgado em plataformas adequadas para encontrar o público certo.

Aí se encontra uma diferença fundamental: o Inbound Marketing apresenta um conteúdo confiável, focando no relacionamento com o cliente, e não usando manchetes sensacionalistas para atrair pessoas, como faz o clickbait.

Facebook já reduz alcance de caça-cliques

Felizmente, páginas que costumam recorrer às práticas ruins já estão sendo penalizadas pelo Facebook. Segundo uma publicação em seu blog, um novo algoritmo identifica e classifica clickbaits, que por sua vez devem aparecer com menos frequência no feed de notícias.

Fuja do clickbait!Como não praticar clickbait?

Fácil! Através de uma empresa séria e responsável, que cria e mantém a presença digital da sua marca e garante resultados comerciais positivos.

Entre em contato com a Magic Web Design. Há mais de 20 anos no mercado, planejamos as melhores soluções digitais para posicionar sua empresa frente ao público no meio online.

Veja também: O que são influenciadores digitais?

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *