Google Glass e polêmica da privacidade

google-glass-e-polemica-da-privacidade

Já faz alguns meses que a tendência de computadores que praticamente não necessitam do toque das mãos para serem controlados começou a despontar no mercado tecnológico, e a última novidade é o Google Glass. Porém, essa tecnologia que permite estar conectado o tempo todo e ainda registrar imagens em filmes e fotos apenas com o comando da voz tem gerado algumas polêmicas e, entre elas, está a privacidade.

Muitas pessoas acreditam que o Google Glass pode tirar a privacidade das pessoas, pois com toda certeza, a partir do momento em que essa tecnologia passar a ser utilizada, todos terão uma exposição ainda maior de sua intimidade, não só os usuários, como aqueles que estiverem ao redor.

Com a utilização dos aparelhos será ainda mais fácil registrar flagras de pessoas relevantes e famosas para a sociedade e até mesmo brigas e acontecimentos que costumam gerar grande impacto nas redes sociais e podem humilhar e constranger os envolvidos perante a sociedade. Sendo assim, o Google Glass pode ser tornar uma ótima arma para os paparazzi e as pessoas que gostam de capturar imagens sem autorização.

Por esse motivo, alguns empresários dos Estado Unidos já estão pensando na possibilidade de proibir o uso do Google Glass em estabelecimentos. O The 5-Point Cafe, café localizado em Seattle, foi o primeiro a anunciar que vai barrar a entrada dos óculos da Google em suas dependências.

Entretanto, para a Google, “privacidade” significa “aquilo com que você concordou“, e isso é ligeiramente diferente da privacidade à qual estamos acostumados. Dessa forma, assim como acontece quando entramos em alguma rede social ou até mesmo criamos um e-mail, ao iniciar a utilização do Google Glass aparecerá um longuíssimo texto jurídico padronizado para ser rolado, com “Concordo” no fim da página. E é claro que impacientes como sempre, muitas pessoas concordarão com os termos sem saber onde estarão se metendo.

Pensando por esse ponto de vista, você começa a se questionar sobre vários fatores. Será que um menor pode consentir adequadamente em filmar ou ser filmado? Uma pessoa que apareça por acaso na visão periférica da câmera em um bar está concordando em aparecer nessa imagem? E aos usuários do Google Glass, o que pode acontecer ao registrar imagens não permitidas?

Sendo assim, a questão da privacidade então contará muito mais com a boa vontade dos usuários em saber o que é ou não “correto” registrar que com a própria Google. E você, o que acha dessa nova tecnologia? Usaria?

Veja também: Por dentro da pesquisa: site mostra como funciona a busca do Google.

Pin It

5 Respostas para Google Glass e polêmica da privacidade

  1. Pingback: Ferramentas "escondidas" do Google Glass | Magic Blog

  2. Pingback: Digital Shadow: saiba o quão vulneráveis são seus dados no Facebook | Magic Blog

  3. Pingback: Netropolitan: uma rede social cara e exclusiva - Magic Blog - Magic Blog

  4. Pingback: Como criar um novo padrão de consumo na internet? - Magic Blog

  5. Pingback: Site alerta para a vulnerabilidade de câmeras de segurança - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *