Fan page ou perfil: qual a escolha certa para a sua empresa?

Fan page ou perfil: qual a escolha certa para a sua empresa?

Quando foi criado, o Facebook não contava com a função fan page, e este pode ser um dos motivos pelos quais ainda vemos muitas empresas utilizando perfis pessoais para se comunicar com o seu público.

Atualmente, porém, encontramos descrito nos termos de serviço e na política de dados do Facebook que perfis são de cunho pessoal. Isso significa que utilizar um perfil para meios comerciais vai contra as normas e pode fazer com que seja removido a qualquer momento da plataforma.

Quais são as vantagens de contar com uma fan page?

Já falamos aqui no blog sobre a importância de construir confiança nas mídias sociais, uma vez que o bom relacionamento com o seu público-alvo melhora a percepção da sua marca e tende a gerar boas vendas do seu serviço ou produto.

Todavia, para colocar esta estratégia em prática, é necessário conquistar o maior número possível de usuários. Novamente, perfis pessoais apresentam desvantagem, já que limitam o número de amigos a cinco mil. Por sua vez, fan pages empresariais não têm restrições.

Layouts personalizados

Existem diversas opções de personalização de layout que podem incrementar a sua página profissional e instigar o usuário a clicar e realizar uma ação.

Entre as mais comuns estão os botões “call to action”, fóruns de discussão e a possibilidade de receber avaliações de usuários.

Fan page ou perfil: qual a escolha certa para a sua empresa?

Análise de dados

O Facebook disponibiliza dados analíticos aos administradores de fan pages. Estes dados podem ser tanto sobre os seguidores da página (localização, idade, idioma e sexo) quanto sobre o progresso dela em determinado período de tempo.

Normalmente, agências de marketing digital trabalham com estes dados para mensurar resultados, identificar quais estratégias tiveram boa taxa de engajamento, quantas pessoas visitaram a página, quais foram os “erros” de posts que não obtiveram bons resultados e, por fim, desenvolver relatórios para clientes e indicar que caminho deve ser seguido para atingir o sucesso no universo online.

Opções de gerenciamento

É possível definir posições hierárquicas e de função (como administrador, editor, moderador, anunciante e analista) a fim de organizar o trabalho das pessoas reponsáveis pela página, que poderão acessá-la simultaneamente.

Há também a possibilidade de utilizar o Facebook Business ou o Gerenciador de Negócios, uma ferramenta que controla o acesso a várias páginas e contas de anúncios e, normalmente, é utilizada por empresas que necessitam englobar colaboradores com diferentes níveis de acesso, além de unir as fan pages em uma mesma plataforma de gerenciamento.

Anúncios

Promover sua página, impulsionar publicações e aumentar a taxa de conversão são apenas algumas das maneiras de uma marca investir em mídia online e angariar novos seguidores.

Fan page ou perfil: qual a escolha certa para a sua empresa?

Para saber qual é o tipo de anúncio ideal para o seu negócio, é necessário definir o objetivo principal da campanha, assim como implantar um bom planejamento estratégico.

Quem pode cuidar da minha fan page?

Fan page ou perfil: qual a escolha certa para a sua empresa?
Equipes de alta performance são as responsáveis por construir, desenvolver e monitorar a sua marca no meio online, utilizando o marketing de conteúdo, entendendo as necessidades da empresa e a melhor abordagem para o canal.

Se você ficou com alguma dúvida ou deseja conversar mais sobre este assunto, entre em contato com a Magic Web Design, agência especializada em marketing digital e comunicação integrada, que há mais de 20 anos oferece as melhores soluções na área.

Veja também: Publicidade online: a diferença entre CPC, CPM e CPA

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *