Palestras da ABRADI dão receitas para ter sucesso em mídias sociais

palestra-abradi-acp

No último dia 13/11, a Associação Brasileira das Agências Digitais (ABRADi – PR) realizou o evento “Quer sua empresa nas mídias sociais?”, na Associação Comercial do Paraná (ACP). Em uma noite os convidados puderem conhecer, de forma aprofundada, o que realmente é o meio digital e como ele pode agregar nas empresas. Confira a seguir os temas discorridos sobre cada palestra:

E essa tal conectividade?

O diretor-presidente da House Cricket, Fabiano Cruz – que também é especialista em comunicação digital – começou a noite de palestras com um tema bastante curioso e importante para quem pensa em investir nessa revolução digital: “Qual é a maneira correta de se comunicar nas mídias sociais?”. Será que basta apenas ter uma página no Facebook e ficar postando coisas aleatórias? Além disso, Fabiano alertou que na web não existe essa história de um horário nobre específico, como TV e rádio, pois o nobre mesmo é o agora, é o atendimento 24 horas, por 7 dias da semana, durante o ano inteiro. “Os consumidores estão esperando essa interação rápida. Quem está na internet quer envolvimento full time e isso sim é ser nobre”, acrescentou.

Fabiano Cruz explica sobre comunicação digital

Gestão full service de mídias sociais

Além da comunicação, o processo de gestão full service dessas mídias sociais foi bastante discutido e ensinado durante o evento, pelo sócio e Diretor da Magic Web Design, Antonio Borba. “Quando você vai trabalhar nas mídias sociais é preciso iniciar um trabalho e gerir as métricas, acompanhar o desenvolvimento e criar uma relevância positiva para a marca”, explicou.

  • 1º passo: o que significa investir nas mídias sociais? Para o palestrante, significa criar um relacionamento mais fiel com o público. Logo, os seus clientes ficam mais próximos à marca, à empresa, aos produtos e aos serviços; melhora a indexação e relevância no Google, ou seja, quando um usuário procurar por algum assunto relacionado a sua empresa, será mais fácil do seu site ser encontrado;  Cria uma relevância positiva da marca na web, ou seja, evita que o nome da empresa seja pichado nas páginas dos buscadores;
  • 2º passo: por que as mídias influenciam ? Os números não deixam mentir que, cada vez mais, a web está trazendo usuários para o mundo digital. Tornou-se uma das ferramentas mais importante do dia a dia de qualquer pessoa. Nos EUA, a internet já é o principal meio de comunicação, por exemplo. De acordo com consultoria eMarketer, adultos norte-americanos passam cerca de 4 horas e 40 minutos por dia consultando mídias sociais em tablets, smartphones e PCs.
  •  3º passo: qual é a mídia mais importante? blog é a ferramenta âncora de conteúdo que vai gerar tráfego para as demais redes. “Ele permite interação através de comentários, segmenta o público de forma homogênea, é fundamental para indexação do Google e gera visitas às demais mídias e ao site da empresa”, explicou. Por fim, a gestão full service inclui estudo de público-alvo (linguagem, gostos, interesses), definição de canais em que está presente, pesquisa sobre o que falam em cada canal e análise da concorrência.
  • 4º passo: quer investir nas mídias sociais? Borba explicou a importância de contratar uma agência especializada em social media para gerir todo esse processo: “Se você colocar uma pessoa para gerenciar, talvez ela não esteja tão preparada para assumir o posicionamento que a empresa precisa. Trabalhar nas mídias sociais exige atenção, conhecimento e habilidade”, afirmou.
Antonio Borba comenta sobre  Gestão Full Service
Como mensurar resultados nas mídias sociais?

Comunicação, gerenciamento e agora mensuração de resultados. Essa foi a receita dada pelo presidente do Comitê de Mídias Sociais da ABRADi, Edney Souza, mais conhecido como Interney. Ele fechou o ciclo de palestras da noite e apresentou algumas métricas interessantes para quem busca investir no digital, como:

  • Visibilidade: é quanto mais pessoas virem o conteúdo e mais divulgar para quem tem perfil de consumidor;
  • Influenciadores: são pessoas que produzem conversas com seu público-alvo. É uma ótima maneira de criar mais visibilidade e gerar alcance;
  • Engajamento: é uma forma de saber se os usuários estão retornando para o seu canal. Por exemplo: quantos visitantes de retorno seu site trouxe esse mês de acordo com a análise do Analytics? Para Interney, engajamento é manter o público mais fiel e interessado na página; Tempo de visitas: é a maneira de saber se o tráfego é qualificado ou não. Para saber isso basta analisar quantos minutos um usuário fica na página lendo seu post no site/blog;
  • Avaliar conteúdo: é a melhor forma de saber se o material divulgado está fidelizando o público.

Interney explica como esclarece resultados das mídias sociais

 

Confira mais fotos do evento no Flickr  da Magic Web Design.

Magic Web Design oferece criação e administração de blogs nos pacotes de serviços de Mídias Sociais. Com conteúdos de qualidade, os blogs de nossos clientes são atualizados diariamente com notícias relevantes sobre o mercado de atuação de cada um.

Veja também: Vapza aumenta venda no varejo através de mídias sociais.

  ——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para Palestras da ABRADI dão receitas para ter sucesso em mídias sociais

  1. Pingback: Antonio Borba assume cargo na Diretoria da ABRADi Nacional | Magic Blog

  2. Pingback: Fórum de Marketing Digital chega à Curitiba - Magic Blog

  3. Pingback: Borba aborda a realidade do mercado curitibano no Digitalks - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *