Descanse em paz nas mídias sociais

Descanse em paz nas mídias sociais

Tudo o que você publica nas mídias sociais mostra um pouco da sua personalidade e é capaz, inclusive, de evidenciar pontos da sua trajetória de vida: conquistas de sonhos, viagens, um novo curso realizado. Mas, quando alguém próximo morre, o que fazer com todas estas informações geradas ao longo de anos?

Internet e falecimento

A morte é uma situação que ninguém gosta de imaginar, mas, como já dizia Raul Seixas, ela está “em algum lugar me esperando, embora eu ainda não a conheça”. Pensando nisso, as principais mídias sociais do mundo já disponibilizaram ferramentas para que familiares e amigos possam desativar a conta de quem faleceu ou até mesmo criar um memorial para publicar mensagens de conforto e relembrar momentos felizes.

Abaixo, você confere quais são estes procedimentos, de acordo com cada plataforma.

Facebook

Atualmente, é possível designar outra pessoa para cuidar da sua conta em caso de morte. Basta acessar em seu perfil “Ajustes > Segurança” e seguir até o final da página, onde haverá o “Contato herdeiro”.

Contato de herdeiro no Facebook

Caso este “herdeiro” queira transformar o perfil do outro usuário em memorial, deverá realizar as etapas abaixo.

Antes de tudo, certifique-se que você está logado em sua conta e é amigo da pessoa falecida. Em seguida, acesse a Central de Ajuda do Facebook e faça a solicitação. Preencha com o nome da pessoa e a data de falecimento e forneça um link para o obituário ou outro documento que oficialize a morte.

Central de ajuda para o memorial do Facebook

Um dos pontos positivos do memorial é que é possível manter a privacidade do falecido. Conforme explica o site Apptuts: “A conta pode receber mensagens no mural, mas tanto para isto quanto para a conta ser visualizada, é preciso ser amigo aceito do perfil. De outro modo o perfil fica invisível”. Outras pessoas podem achar melhor apagar imediatamente o perfil. Para isso, basta preencher um formulário especial.

Twitter

Ao contrário do Facebook, o Twitter não fornece acesso à conta de quem morreu, independentemente do grau de relacionamento. A única forma de removê-la é enviando uma solicitação através do Formulário sobre Privacidade. Nele, você clica em “Quero solicitar a desativação da conta de usuário falecido”, e preenche os vários campos com informações que auxiliem no procedimento.

Falecimento de usuário do Twitter

Pinterest

Uma estrutura semelhante foi desenvolvida pelo Pinterest, que também não disponibiliza acesso ao perfil do falecido. Nesse caso, é preciso acessar a página “Reativar ou desativar uma conta”, selecionar a opção “Como desativar a conta de um Pinador falecido” e seguir as instruções.

Como desativar a conta de um Pinador falecido

Porém, ao invés de preencher um formulário, você deve enviar um e-mail com algumas informações, entre elas a documentação que comprova o falecimento e o parentesco ou relação com a pessoa.

LinkedIn

Nesta mídia social também é preciso preencher um formulário, porém ele se encontra apenas no idioma inglês. Tenha anotadas as seguintes informações:
• O nome do usuário
• A URL do perfil do LinkedIn do usuário
• Seu nível de relacionamento
• O endereço de e-mail do usuário
• A data de falecimento
• O link para o obituário
• O nome da última empresa em que a pessoa trabalhou

Desativar conta de usuário falecido no LinkedIn

Google+

Sempre preparado, o Google já imaginou diversas possibilidades em relação à conta de um usuário falecido. Na Central de Ajuda, ele pergunta se você quer receber dados da conta, resolver uma possível invasão ou decidir o que deve ser feito com a sua própria conta no futuro. Dependendo da opção escolhida, será exigida uma série de informações e comprovações desse laço familiar ou relacionamento.

Central de ajuda do Google

Veja também: Verdade ou farsa? Desvendamos alguns dos principais mitos tecnológicos

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *