Project Lightning: o Twitter em busca da salvação

Project Lightning: o Twitter em busca da salvação

Inicialmente, o Twitter foi criado com o intuito de que as pessoas compartilhassem de forma rápida seu cotidiano, dessem informações relevantes sobre uma notícia ou comentassem como a manhã está bonita. É o que Jack Dorsey, cofundador da mídia social, costuma fazer em seu próprio perfil.

Polêmicas ao invés de informação

Porém, à medida que se popularizou, o Twitter se tornou mais uma plataforma de polêmicas e trollagens, em vez de realmente ser uma ferramenta para saber o que acontece no mundo – fator que diminuiu a importância da mídia.

Conforme explica o portal Wired, as pessoas foram afetadas pela Reputation Economy, ou “Economia da Reputação”, em português: “Velocidade e engajamento são mais valorizados do que a disseminação de informação útil. Nós tuitamos cada vez mais sobre notícias inéditas mesmo que não saibamos nada sobre ela. Nós brigamos com alguém só para sermos notícia”.

Project Lightning, a solução

Para sair desse campo de disputas e voltar aos princípios básicos da sua criação, os criadores do Twitter estão desenvolvendo o não tão mais secreto Project Lightning, que visa tornar a mídia social mais simples, amigável e acessível.

Basicamente, a solução é criar um botão (na versão mobile do aplicativo) no centro da página inicial. Basta apertá-lo e você ficará por dentro dos eventos mais importantes que acontecem naquele momento e tudo relacionado a eles. Uma equipe editorial do Twitter será responsável por definir quais são as melhores histórias do dia, além de reunir tuítes, fotos e vídeos sobre o que está rolando.

Como será o Project Lightning?

Segundo o BuzzFeed, nos Estados Unidos haverá cobertura desde eventos marcados, como o festival Coachella ou a final da NBA, até notícias como o terremoto no Nepal e os protestos em Ferguson, Missouri. No Brasil, não há informações concretas se essa equipe editorial atuará também em relação aos assuntos nacionais, como a votação da Lei da Maioridade Penal.

Sem limites

Kevin Weil, responsável pelos produtos da companhia, explica que, para que as postagens tenham mais alcance e relevância, os desenvolvedores vão incorporar os eventos do Lightning em outros sites: “A nossa estratégia busca atingir usuários em todas as plataformas. Não valerá apenas para quem está logado, e sim para usuários de outros sites e aplicativos mobile“. Haverá também conteúdo retirado do Vine e Periscope.

Nem tudo na iniciativa é inédito, porém. A plataforma já desenhava seu destino com o Trending Topics, o Discover Tap e o novo Recaps, que mostra shows que você perdeu desde o seu último acesso.

Outras ferramentas, inclusive, já fizeram mudanças parecidas. No Snapchat, por exemplo, existe o recurso “Our Stories”, que apresenta eventos baseados em vídeos de usuários que estiveram em eventos. Em 2014, foi possível conferir festivais de músicas, semanas de moda e convenções de videogames. Juntos, esses acontecimentos renderam 25 milhões de visualizações.

Será que o Twitter está alinhado com a evolução dos meios de comunicação? Conte sua opinião por meio dos comentários.

Veja também: 3 aspectos assustadores do futuro da internet

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *