Geração Alpha: conectados com a tecnologia desde o berço

Geração Alpha: uma diferente maneira de ver o mundo

“O mundo não precisa formar mais gente que pense igual aos outros, precisa de gente que pense diferente.” (Denis Russo). Em linhas gerais, é essa a frase que resume a geração Alpha, aquela dos que nasceram depois do ano 2010. Mas você sabe qual é a diferença entre essa e as outras gerações?

A interação com a tecnologia desde muito cedo é o grande diferencial ao compararmos com as outras gerações ­- em específico a Y e a Z, que já tinham acesso à tecnologia, porém de uma forma menos intensa. Observe no gráfico a seguir a divisão das gerações Baby Boomers (nascidos entre o fim da 2ª Guerra Mundial e os anos 1960) até a Alpha.

A evolução das gerações ao longo dos anos

O acesso dessa nova geração à informação é totalmente diferente do que aconteceu com as anteriores. Consequentemente, o processo educacional também mudou, já que essas crianças estão cada vez mais ativas, independentes e adaptadas desde muito cedo às diferentes tecnologias.

Especialistas acreditam que crianças nascidas após 2010 são, de fato, mais evoluídas que as outras gerações. “Nosso cérebro está mudando, estamos ficando mais capazes”, comenta a psicóloga Fernanda Fúria. Essa mudança traz um desafio aos pais e aos professores: como educar uma geração que não se contenta apenas com os meios tradicionais de ensino e que exige um aprendizado mais dinâmico, acelerado e conectado às tendências tecnológicas?

Devemos convir que uma criança que desde cedo tem acesso a dispositivos como smartphones, tablets, câmeras fotográficas e videogames não se contentará em ter como método de estudos apenas uma sala de aula fechada, lápis e cadernos, não é mesmo?

A tendência é que, em um futuro não muito distante, o aprendizado seja customizado, com materiais apropriados de acordo com o perfil da criança e focado no que ela gosta, precisa e sabe fazer.

O documentário “Alpha – A Nova Geração” é resultado de uma parceria entre as empresas Kumitê e a Heinz Papinhas. Com a participação de especialistas e pais de crianças dessa geração, o vídeo trata sobre a experiência que é educar e conviver com essas crianças nascidas na nova era tecnologia e compara a geração Alpha com as passadas. Assista ao vídeo:

 Veja também: Menina de 9 anos cria mídia social

 ——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

7 Respostas para Geração Alpha: conectados com a tecnologia desde o berço

  1. Pingback: Como foi a dança dos gigantes da web em 2013? Achei e Pronto

  2. Pingback: Consumer Eletronic Show 2014: principais destaques - Magic Blog | Magic Blog

  3. Pingback: uBeam, um sistema eficiente de recarga sem fio - Magic Blog - Magic Blog

  4. Pingback: O que a internet e o jardim de infância têm em comum? - Magic Blog

  5. Pingback: Gerações sem conflitos: os pais de cada era - Centro Educacional Prisma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *