5 tendências de design para os sites de e-commerce em 2015

5 tendências de design para os sites de e-commerce em 2015

É consenso que o consumidor está se tornando cada vez mais exigente. Hoje, para um e-commerce ter sucesso, não basta bom atendimento e os melhores preços, é necessário ter um site de fácil navegação, intuitivo e com design inteligente.

Baseados nas listas divulgadas pelos sites HubsPot Blog e Web Design Ledger, separamos cinco tendências para lojas virtuais em 2015:

1. Flat Design

Flat Design

Muito utilizado por grandes companhias, como Google e Apple, este tipo de layout traz muitas vantagens para o e-commerce. Com um visual limpo, oferece ao visitante a oportunidade de focar no conteúdo, sem distrações, com layout mais leve e navegação ágil e descomplicada, o que ajuda a reduzir as taxas de rejeição.

2. Design Responsivo

Design Responsivo

Há pouco tempo atrás, quando falávamos em sites responsivos, nos referíamos à simples adaptação do desktop para tablets e smartphones. Porém, com o lançamento de tantos outros gadgets, como relógios inteligentes, TVs e eletrodomésticos com acesso à internet, a demanda foi ampliada drasticamente.

É preciso pensar em soluções, e até mesmo em um sistema de navegação que consiga acomodar tantos modelos diferentes. Uma das principais preocupações é garantir que os sites funcionem de forma intuitiva, e apresentem o conteúdo com um tamanho que facilite a leitura.

3. User Experience

User Experience

Melhorar a experiência do usuário é essencial, os designers deverão focar nos detalhes, e surpreender os internautas. O uso da barra de rolagem para ampliar imagens, transições sutis entre os itens da página, ou até efeitos de animação e mudança de cor, são alguns exemplos eficientes.

4. Imagens maiores

Imagens maiores

Com a expansão da banda larga, podemos deixar de nos preocupar com o tempo que uma imagem leva para abrir na tela do internauta. Por isso, acredita-se que elas serão o centro do palco das inovações em 2015.

O desenvolvimento de técnicas que permitam que elas sejam automaticamente redimensionadas, quando carregadas em diferentes gadgets, é uma possibilidade bem real. Também se espera ver grandes imagens como plano de fundo, com muitos filtros e sobreposições de cores, que permitirão que o texto flutue sobre elas, sem prejudicar a usabilidade do site.

Outra tendência que já tem se fortalecido nos Estados Unidos é o uso de painéis com prévia dos produtos, tornando a navegação mais direta e intuitiva.

5. Infográficos interativos

Infográficos interativos

Há cerca de dois anos os infográficos conquistaram os internautas, para 2015 as apostas são as versões interativas do modelo. Visualmente mais atraente, o recurso consegue aumentar significativamente o tempo em que o usuário permanece no site.

Várias destas tendências já começaram a ser aplicadas em 2014, mas prometem vir com ainda mais força este ano. Quais delas você já está incorporando?

Leia também: Symantec identifica supervírus espião

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

5 Respostas para 5 tendências de design para os sites de e-commerce em 2015

  1. Pingback: 2015: o ano das inovações! - Magic Blog

  2. Pingback: Shutterstock: o que os criativos vão buscar em 2015? - Magic Blog

  3. Pingback: Design Thinking: inspire-se nos designers - Magic Blog - Magic Blog

  4. Pingback: Quando optar por um site responsivo, mobile ou aplicativo?

  5. Pingback: Clientes exigentes e com poder nas mãos em apenas um click – Marketing Digital Na Prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *