Instagram e LinkedIn: qual é o melhor formato de conteúdo para engajamento?

Dois celulares lado a lado com os logos do LinkedIn e do Instagram

No texto anterior do blog, abordamos os melhores formatos para os conteúdos do Facebook e do Twitter. Dando continuidade ao assunto, desta vez apresentamos as particularidades dos diversos formatos aceitos no Instagram, no IGTV e no LinkedIn. Confira!

Vídeo para o Instagram

Uma pesquisa realizada pelas empresas de tecnologia HubSpot e Mention revelou que as postagens em vídeo no feed recebem duas vezes mais engajamento do que outros formatos, como imagens, stories ou mesmo vídeos do IGTV que aparecem na timeline.

No Instagram, o formato e o tamanho máximo do arquivo são os mesmos dos vídeos para o Facebook – MP4 e MOV com até 4 GB –, mas o limite de duração do vídeo no feed é de 60 segundos. Existem três orientações possíveis para os vídeos no feed do Instagram: quadrada, paisagem e vertical. Confira as dimensões de cada uma:

  • Quadrada: 600 x 600 px
  • Paisagem: 600 x 315 px
  • Vertical: 600 x 750 px

O alcance dos stories muda constantemente, mas segundo um levantamento realizado pelo mLabs, serviço de agendamento de postagens, a média de visualizações dos stories de um perfil com até 10 mil seguidores é de 2,5%. Essa porcentagem aumenta para 30% no caso de uma conta business. Para melhorar o engajamento de um story, o indicado é inserir os adesivos disponíveis, como caixa de pergunta, enquete, música, localização e GIFs. Oferecer templates customizáveis para captura e fundo de tela também é uma ótima maneira de engajar o público. Os stories permitem vídeos de no máximo 15 segundos e a dimensão recomendada é de 1080 x 1920 px, a mesma das imagens.

 

Uma menina segura o celular no qual assiste a um vídeo

 

Para utilizar a função mais recente lançada pelo Instagram, o Reels, as dimensões recomendadas são as mesmas dos stories, a diferença é que com ele é possível gravar vídeos de até 30 segundos. Outra vantagem é que a plataforma está dando destaque para os conteúdos do Reels, portanto, vídeos pensados para a ferramenta tendem a alcançar um número maior de fãs.

 

Carrossel para o Instagram

Um estudo realizado pela Socialinsider, empresa voltada a dados de redes sociais,  mostrou que posts em formato carrossel têm mais chances de ter um bom engajamento no Instagram do que apenas publicar uma foto ou vídeo. Outro dado interessante é que incluir a chamada para ação “Arraste para o lado” na arte ajuda a atrair ainda mais usuários.

Além disso, mesclar imagens e vídeos no carrossel pode aumentar a taxa de engajamento em cerca de 20%. O arquivo de vídeo deve ter no máximo 4 GB e estar em formato MP4 ou MOV, e a dimensão 1080 x 1080 px pode ser utilizada tanto para imagens quanto para vídeos.

 

Vídeo para o IGTV

Uma mão segurando um celular com o app IGTV

Apesar de ser um aplicativo criado pelo Instagram, a proposta do IGTV é diferente – nele, vídeos longos são bem-vindos. O IGTV tem maior destaque na aba “Explorar” do aplicativo e por isso seu alcance pode ser maior que o de outros formatos.

As postagens devem ter no mínimo 1 minuto e a duração máxima varia de acordo com o dispositivo que você usa para fazer o upload na plataforma: 15 minutos para dispositivos móveis e 60 minutos para computadores, por meio do Estúdio de Criação.

O IGTV só aceita arquivos em formato MP4, com resolução mínima de 720 px, e a proporção deve ser de 9:16 na vertical e 16:9 na horizontal. Vídeos com 10 minutos ou menos devem ter no máximo 650 MB, já o limite para vídeos mais longos é de 3,6 GB. Na plataforma, também é possível adicionar uma foto de capa para o vídeo, assim como no YouTube. As dimensões da imagem devem ser 420 x 654 px. E atenção ao subi-la no aplicativo, pois atualmente não é mais possível editar a foto de capa após carregá-la.

 

Vídeo para o LinkedIn

Inicialmente, o LinkedIn não aceitava conteúdo em vídeo, mas atualmente é possível usar duas dimensões: 1:2.4 ou 2.4:1. O arquivo deve ter no máximo 5 GB ou 10 minutos de duração. Os formatos aceitos são bem variados: WebM, ASF, AVI, MOV, MPEG-1, PKV, MPEG-4 e FLV.

Segundo dados do LinkedIn, empresas que utilizam vídeos em publicações conseguem engajar até cinco vezes mais que com outros tipos de publicação.

 

Carrossel para o LinkedIn

Você deve estar se perguntando: “por que não vi esse tipo de post na plataforma?”. Na verdade, o LinkedIn não disponibiliza esse formato originalmente, mas é possível transformar um PDF em um post carrossel, de modo que o usuário possa arrastar os conteúdos para o lado. É preciso apenas seguir algumas orientações: o arquivo não pode ultrapassar 100 MB ou 300 páginas, e as dimensões devem ser as mesmas das imagens, 1200 x 627 px, apesar de alguns perfis variarem bastante nesse quesito. Ainda não há informações concretas sobre o nível de engajamento desse formato, mas o carrossel atinge bons resultados em outras redes sociais.

 

Exemplo de post carrossel no LinkedIn com o título "Competências do profissional criativo"

 

Esperamos que você aproveite nossas preciosas dicas para acertar cada vez mais no conteúdo criado para seu público. Estar atento às tendências é essencial para gerar engajamento e conquistar novos seguidores.

 

Leia também: Facebook e Twitter: qual é o melhor formato de conteúdo para engajamento?

Pin It

Uma resposta para Instagram e LinkedIn: qual é o melhor formato de conteúdo para engajamento?

  1. Pingback: LinkedIn terá página com vagas para freelancers - Silvermoz Lda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *